setembro 14, 2015

Alerta para o uso de anestésico tópico: use com moderação!

O FDA (agência americana que corresponde a ANVISA no Brasil) publicou um parecer de saúde pública destacando os possíveis riscos relacionados ao uso abusivo de anestésicos tópicos.

Os anestésicos tópicos são muito utilizados na dermatologia para realização de procedimentos ambulatoriais, tais como retirada de pequenos sinais e lesões, ou antes de procedimentos estéticos. O seu uso se restringe a pequenas áreas com finalidade de proporcionar mais conforto para os pacientes.

Devemos nos ater que toda medicação, mesmo as tópicas, quando utilizadas de forma abusiva podem causar danos ao usuário. No caso da medicação em questão, o uso inadequado pode levar a absorção da medicação para o sangue e levar a arritmia cardíaca, convulsão, dispnéia (falta de ar) e em casos extremos o paciente pode morrer.

Infelizmente, os anestésicos tópicos são de fácil aquisição e não sofrem controle rígido das nossas autoridades sanitárias (assim como diversos outros medicamentos). Desta forma, leigos com a melhor das intenções podem adquirir a medicação….

Em primeiro lugar, não devemos usar anestésicos tópicos sem a orientação de profissionais treinados (médicos ou dentistas). Mas, de forma geral considera-se uso inadequado:

  • Aplicar de forma excessiva em grandes áreas
  • Aplicar sobre feridas ou sobre pele irritada
  • Cobrir o anestésico com envoltório térmico

Quais são os pacientes que sofrem o maior risco de complicações? Mulheres que aplicam a medicação em torno das mamas antes da mamografia e pacientes antes de realização de depilação à laser, quando aplicam a medicação em áreas extensas antes do procedimento. Lembrar que devemos ter particular cuidados com as crianças.

 

Alerta: Não use anestésico tópico sem a orientação profissional!

Compartilhar: / / /
Destaques
cirurgia.net
Recomendações

Temas Relacionados