abril 2, 2015

Calvície masculina

A Calvície masculinacalvície masculina, ou alopécia androgenética masculina, é um distúrbio geneticamente determinado, onde há participação direta de hormônios masculinos no processo. Com isso, os fios de cabelo vão afinando gradativamente.

O diagnóstico é feito a partir de uma avaliação clínica, onde o dermatologista irá observar o padrão da queda de cabelo e antecedentes familiares do paciente. O tratamento pode ser feito com medicação sistêmica, que atua inibindo a ação hormonal no folículo piloso (matriz onde nasce o pelo) e/ou tratamento tópico, que consiste na aplicação local de substâncias que estimulam o crescimento dos fios. Uma vez instituído o tratamento, este deverá ser continuado indefinidamente, pois sua interrupção provocará rápida reversão ao quadro de calvície.

Vale lembrar que outras causas também podem levar à queda de cabelo, entre elas: carência de ferro (anemia ferropriva), alterações da glândula tireóide, estresse, infecções, etc. Portanto, ao se deparar com um quadro de alopécia (queda de cabelo) o paciente deverá procurar o dermatologista para investigar a(s) causa(s) e iniciar o tratamento adequado.

Compartilhar: / / /
Destaques
cirurgia.net
Recomendações

Temas Relacionados