setembro 1, 2015

Glicação e envelhecimento da pele – entenda esse processo

Ter uma pele bonita e radiante vai depender, em grande parte, do que comemos. É que ao lado dos radicais livres, do estresse dos raios ultravioleta, um processo chamado glicação é responsável por um importante fator de envelhecimento, os AGEs (envelhecer, em inglês).

A glicação ocorre quando uma molécula de açúcar em excesso (por aumento da ingestão ou por lentidão do metabolismo da glicose) adere a uma molécula de proteína, como o colágeno e a elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele. 

A partir desse processo são formados os AGEs, caracterizados por um complexo de açúcar e proteína rígido que altera as estruturas dessas proteínas e impedem o desempenho eficiente de seus papéis mais importantes no organismo. Na pele, o resultado é o aparecimento de rugas e flacidez.

Além de alterarem a estrutura da proteína, os AGEs são fábricas de radicais livres que se acumulam ao longo do tempo, piorando seus efeitos no organismo e deixando a pele com um aspecto opaco e envelhecido.

É possível diminuir os efeitos dos AGEs com hábitos alimentares saudáveis: 

  • A refeição deve ser iniciada com a proteína (comer primeiro a carne e depois os acompanhamentos);
  • Peixes ou frangos à milanesa devem ser feitos à base de nozes, sementes moídas ou farelo de aveia;
  • Amêndoas e quinua são uma boa pedida para as refeições, da mesma forma que o consumo de maçã também é recomendado (rica em antioxidantes e flavonóides);
  • É recomendado ingerir peixes de água gelada (salmão, sardinhas, truta, anchovas e arenque), que são fontes de ômegas-3, além dos ovos enriquecidos (ovos de galinhas alimentadas com uma dieta rica em ácidos graxos Omega 3 – semente de linhaça);
  • As fibras também são importantíssimas: feijão, lentilha, ervilha. Agem como estabilizadores do açúcar e ajudam a queimar a gordura;
  • Beba 6 a 8 copos de água por dia;
  • Prefira alimentos orgânicos;
  • Refogue os alimentos em fogo médio e não doure nada, nem proteínas e nem verduras;
  • Evite comidas industrializadas, como salgadinhos, bolachas, ketchup, refrigerantes e alimentos que contenham corante caramelo na sua composição, dentre outros;
  • Tome chá verde ou suplementos à base dessa bebida com pro bióticos, antioxidantes e substâncias anti-AGEs de última geração na composição (prescritos pelo médico).

 

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