setembro 3, 2015

Psoríase – fator de risco para doenças cardiovasculares e diabetes

A psoríase é uma dermatose inflamatória de evolução crônica que afeta aproximadamente 2% da população mundial. Inicialmente acreditou-se que era uma doença exclusiva da pele, somente com impacto na estética e no psicológico.

 

Posteriormente, estudos apontaram associação entre a psoríase e doenças cardiovasculares. Como os portadores de psoríase, em geral, são pessoas mais estressadas, ansiosas e de ritmo mais acelerado, além de fumarem e beberem mais que a média, a associação com doença cardiovascular foi, num primeiro momento, considerada espúria.

 

Porém, os pacientes com psoríase ativa encontram-se em um estado “inflamatório” constante por ação contínua do sistema imune e também dos queratinócitos (células da epiderme) da pele afetada. Este estado inflamatório constante, hoje, é considerado fator de risco importante para doenças cardiovasculares.

 

Um artigo publicado no “British Journal” (2008) aponta que portadores de psoríase também possuem risco aumentado de desenvolver diabetes mellitus, principalmente os pacientes com quadros mais graves.

 

Com os novos conhecimentos, não mais podemos aceitar que a psoríase seja considerada apenas uma doença de cunho estético que afeta somente os estressados. Devemos lembrar que a psoríase é um fator de risco importante para doenças cardiometabólicas e que deve ser tratada de forma adequada por dermatologistas treinados.

 

Trate sua psoríase e não desanime!

 

Compartilhar: / / /
Destaques
cirurgia.net
Recomendações