abril 2, 2015

Vitiligo

Informações sobre a doença vitiligo - Dicas de tratamento dermatológico

O vitiligo é uma doença que altera a coloração da pele e/ou das membranas mucosas, com grande impacto psicossocial para o indivíduo afetado. Caracteriza-se por manchas de coloração branca, por destruição seletiva dos melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento responsável pela coloração da pele. Estima-se que até 2% da população mundial seja afetada por esta doença.

De gênese complexa, o vitiligo está relacionado a fatores genéticos e não genéticos. Apesar de, atualmente, ainda não ser possível apontar uma causa precisa para esta importante dermatose, sabe-se que existe grande influencia do “estado psicológico” tanto para o surgimento como para progressão e manutenção da doença.

Não existe um só tratamento que produza boa resposta em todos os casos de vitiligo. Por isso, o tratamento do vitiligo deve ser individualizado. Para a escolha da terapia, são considerados a extensão da doença, distribuição, taxa de progressão e tempo de doença. De forma geral, os tratamentos são divididos em tópicos (de aplicação local) e sistêmicos (uso de medicação oral), que podem ser complementados com fototerapia. Esta modalidade terapêutica também pode ser realizada de forma isolada. Para alguns casos existe a opção de tratamento cirúrgico. Psicoterapia pode ser fundamental no auxílio à resposta terapêutica de casos selecionados.

Procure um dermatologista e não desanime jamais!

Compartilhar: / / /
Destaques
cirurgia.net
Recomendações

Temas Relacionados